quarta-feira, 6 de maio de 2009

BIOGRAFIA DE RITA HAYWORTH

Rita Hayworth ;(nome artístico de Margarita Carmen Cansino;nasceu em Nova Iorque, 17 de outubro de 1918e faleceu em Nova Iorque, 14 de maio de 1987) foi uma atriz norte-americana de ascendência hispano-irlandesa, que atingiu seu pleno sucesso na década de 1940 e se tornou um símbolo sexual daquela era.
Nascida Margarita Carmen Cansino, a filha de Eduardo Cansino, natural de Castilleja de la Cuesta, e Volga Hayworth. Os Cansino eram uma famosa família de dançarinos ciganos espanhóis. Treinada profissionalmente, Rita subiu aos palcos pela primeira vez com doze anos de idade. Ao longo da adolescência, ela se apresentou várias vezes em cassinos na fronteira dos EUA com o México.
Primeiramente atraindo a atenção de produtores de cinema como parte da "Família Cansino de Dançarinos", Hayworth assinou um contrato com a Fox em 1935, fazendo vários papéis pequenos para os filmes daquele estúdio antes de assinar um contrato com a Columbia. Depois de trocar seu nome de Rita Cansino para Rita Hayworth e mudar a cor do seu cabelo castanho para uma tonalidade de ruivo(auburn)que se tornou numa das suas imagens de marca,ela fez parte do elenco do filme Paraíso Infernal (1939) de Howard Hawks. Uma loura com açúcar (1941), com James Cagney, seria seu primeiro sucesso. Sangue e areia (1941), de Rouben Mamoulian, com Tyrone Power, solidificaria o caminho dela para o estrelato.
Após dançar com Fred Astaire em Bonita como nunca e Ao compasso do amor, e depois com Gene Kelly em Modelos, Rita se firmou como uma das maiores dançarinas de Hollywood e a maior estrela romântica dos anos 40. Mas foi em 1946,no auge da sua beleza e com o clássico noir Gilda, ao lado de Glenn Ford, que Hayworth se transformaria na maior estrela da década e numa das mulheres mais desejadas e famosas do mundo.O êxito de bilheteira foi enorme.
Rita casou-se cinco vezes: a primeira com Edward C. Judson (1937-1943); a segunda com Orson Welles (1943-1948) e tiveram uma filha: Rebecca Welles; a terceira com o príncipe Aly Khan (1949-1953) e, tiveram uma filha, a princesa Yasmin Aga Khan; a quarta com o cantor Dick Haymes (1953-1955), e a última com James Hill (1958-1961).
Para a atriz, o insucesso no amor era definido por ela como: "A maioria dos homens se apaixona por Gilda, mas acorda comigo". Ela morreu na casa de sua filha, Yasmin, em Nova Iorque, aos 69 anos, vítima do mal de Alzheimer, uma doença degenerativa do cérebro que causa a demência precoce.
Pelo seu clima sugestivo e roteiro repleto de frases dúbias, Gilda é considerado um dos filmes mais eróticos já feitos por Hollywood e bastante ousado para a censura dos anos 40.

- A personagem Gilda foi criada especialmente para Rita Hayworth. Ainda assim a atriz inicialmente não queria interpretar a personagem, apenas aceitando-a após o roteiro ser alterado de forma a valorizar sua presença.

- Este é o 3º de 7 filmes em que os atores Glenn Ford e Rita Hayworth atuam juntos. Os demais foram O Protegido de Papai (1940), Show Business at War (1943), Os Amores de Carmen (1948), Uma Viúva em Trinidad (1952), Dinheiro é a Armadilha (1965) e That's Action (1977).

- Rita Hayworth foi dublada por Anita Ellis na cena em que canta no clube noturno.

Título Original: Gilda
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1946
Estúdio: Columbia Pictures Corporation
Distribuição: Columbia Pictures
Direção: Charles Vidor
Roteiro: Jo Eisinger e Marion Parsonnet , baseado em estória de E.A. Ellington
Produção: Virginia Van Upp
Fotografia: Rudolph Maté
Direção de Arte: Stephen Goosson e Van Nest Polglase
Figurino: Jean Louis
Edição: Charles Nelson


Elenco
Rita Hayworth (Gilda)
Glenn Ford (Johnny Farrell / Narrador)
George Macready (Ballin Mundson)
Joseph Calleia (Detetive Maurice Obregon)
Steven Geray (Tio Pio)
Joe Sawyer (Casey)
Gerald Mohr (Capitão Delgado)
Robert E. Scott (Gabe Evans)
Donald Douglas (Thomas Langford)

Um comentário: